Agora que já temos documento para poder ir para a rua com a Van comecei a fazer uma manutenção grande para rodar sem medo de quebrar, ou pelo diminuir as chances. Kkkkkkkkkk.
Por enquanto vou focar na parte mecânica, a parte estética ficará pro futuro não definido até então.
Trouxe um mecânico do interior para fazermos a 1ª parte da manutenção que foram:
– Sistema de alimentação
Remoção do tanque, descarte do diesel (já tinha 5 anos no tanque), lavagem do tanque, troca do cabeçote do filtro de combustível e do próprio filtro de combustível.
– Sistema de arrefecimento
Substituição de todas as mangueiras, bomba d’agua, válvula termostática, tampa da carcaça da válvula termostática, reservatório de expansão, tampa do radiador limpeza do sistema.
– Sistema de freios
Substituição dos cilindros de roda traseiras, cilindro mestre de freio com reservatório e tampa, cilindro mestre da embreagem, cilindro auxiliar da embreagem, flexível de freio das pinças dianteiras, limpeza interna dos cubos.
– Sistema de distribuição
Substituição da correia de distribuição e tensor, correia do alternador e correia da bomba d’agua.
– Sistema de lubrificação
Será trocado o óleo e os filtros de óleo, não foi feito pq o óleo apesar ter sido trocado em 2020 não teve 30 min de funcionamento, contra todas as leis da física e qualquer outra estava em condições para funcionar o motor, no momento da troca vou aproveitar para remover o carter para remoção de todo silicone que utilizaram nele e colocar a junta, apesar de ter saído de fábrica com silicine existe no mercado a junta específica para o carter desse motor.
– Tampa de válvulas
Substituição da junta da tampa de válvulas.
Também foi substituído o filtro de ar.
O sistema de arrefecimento estava bastante sujo e ainda estou fazendo o processo de limpeza com Limpa Radiador então preferi não colocar o radiador novo ainda, será substituído na finalização do processo.
Para concluir a Parte 1 da manutenção também estarei fazendo a substituição dos 3 sensores do sistema de arrefecimento.
Fizemos uma limpeza no motor como deu, lavando as peças com diesel para remover a grande quantidade de sujeira impregnada.
Uma detalhe, em 2006 por descuido (esqueceu de fechar o radiador após verificação do nível do aditivo) perdemos o cabeçote dela, na época oi comprado um cabeçote novo direto na KIA e a oficina que fez a substituição não colocou uma junta sequer, tinha silicone alta temperatura em todos os lugarem que era pra ter uma junta, toda a cola foi removida e agora esta tudo com junta como devereria, algumas juntas não encontrei para comprar, então fizemos com o papel de junta.
Não houve muitas fotos do processo devido a sempre estar com mãos ocupadas e muito sujas.
Vamos as fotos.

Começamos removendo o sistema de arrefecimento, e essa foi a suspresa ao tirar a tampa da carcaça da válvula termostática

Aqui já tinhamos removido boa tarde das coisas para troca da bomba d’agua e correias.

Esse é o tubo da carcaça da válvula termostática, fiz a troca dele mas como não tinha comprado ainda fizemos a limpeza para poder montar.



Desmontagem em andamento.


Bomba d’água nova pronta para ir pro lugar, marca TAKAO.

Usamos o compressor para espalhar diesel no motor e um pincel para remover a sujeira, tinha muita crosta de oleo grudada, tinha vazamento pela tampa de válculas.




Após a limpeza que foi feita, aparência muito melhor do que estava.

Essas 2 mangueiras não tinha encontrado para comprar, então fui numa casa de mangueiras e comprei uma manguei com a mesma curvatura e como era maior deu para fazer as 2 mangueiras e ainda sobrou um pedaço.

Aqui as juntas que fiz usando o papel de juntas, junta para a carcaça da válvula termostática, da direita para vedação junto ao bloco, e a da esquerda para vedação com a tampa.

Montagem iniciada, correia de distribuição e tensor já no lugar, carcaça da válvula e uma das mangueiras também instaladas.

Remoção da tampa de válvulas para colocar a junta nova, motor limpo sem borras.

Tampa de válvulas limpa com a junta no lugar


Parte de distribuição e arrefecimento quase finalizada.

Finalizando o dia removemos o tanque e o combustível que estava nele para adiantar o trabalho do dia seguinte. Tanque foi lavado por fora e dentro com a vap, removendo toda sujeira externa e boa parte da interna, eu com meu TOC cheguei a cogitar a troca do tanque, porém não encontrei novo, só usados, ai melhor ficar com o meu mesmo.

Parte interna do tanque.

Atenção especial pro filtro de combustível, no catálogo de várias marcas de filtros tem 2 códigos para o motor 2.2, o PSC 996 (filtro que estava na minha) e o PSC 998 (filtro um pouco maior no diâmetro, dreno diferente e tem mais saídas na parte de cima), encaixa perfeitamente no cabeçote porém a bomba não puxava o diesel, depois de muita briga resolvi lavar o filtro velho e voltamos ele pra testar, e o carro funcionou sem problemas, então tive que comprar o filtro igual ao que estava.

Partimos pros freios, foi desmontado todo o interior para troca do cilindro, as lonas estão novas e não precisaram ser substituidas.


Estavamos imaginando que os cubos estariam travados, pois o carro estava parado no mesmo lugar a 5 anos e com o freio de mão puxado, mas as lonas não colaram no tambor.

Cabeçote do filtro e filtro de combusível novos e correto para o carro.

Ja instalados, farei a troca das mangueiras na próxima manutenção.

Tampa da carcaça da válvula termostática e válvula termostática novas, ainda não foram pro lugar, só após conclusão da limpeza do sistema de arrefericimento.
Isso foi o que consegui registrar em fotos.
A próxima parte da manutenção serão:
– Remoção da bomba e bicos injetores para revisão;
– Remoção do carter para tirar toda a cola existente e colocação da junta;
– Troca de óleo e filtros;
– Substituição das mangueiras de alimentação de combustível.